Das artes plásticas para a gastronomia: Ciça Roxo é uma das idealizadoras do projeto Olhar Saudável. Confira a sua trajetória

Chef Ciça Roxo
Acervo pessoal

Entre os trabalhos na área gastronômica, Ciça atua como consultora, apresentadora e professora universitária

Maria Cecília Roxo, a Ciça Roxo, antes de se tornar a chef que ficou conhecida no Rio de Janeiro e em outros estados brasileiros, iniciou sua trajetória nas artes plásticas. No Bennington College, nos Estados Unidos, ela fez um curso de pintura e cerâmica. A opção pela gastronomia aconteceu quando retornou ao Brasil, em 1992.

No entanto, como o país não oferecia especializações, na ocasião, a profissional buscou o aperfeiçoamento em alguns cursos na Europa, entre eles, no Le Cordon Bleu, em Paris, na França e no Corso Breve, no ICIF, em Castigliole D’Asti, na Itália.

“A gastronomia tem alguns aspectos que me seduzem. Ela desperta todos os sentidos, além da visão. Esta ampliação de conexões com o outro me gera satisfação. Outro fator que motivou minha mudança de carreira é que na época em que estudava e pintava sentia necessidade de realizar trabalhos em grupo. Eu tenho mais prazer e trabalho melhor em grupo do que individualmente. No caso da gastronomia em qualquer de suas concepções – desde a abertura de um novo negócio até o trabalho diário – é necessariamente coletivo”, explica.

Ciça também comenta, de acordo com as suas experiências, sobre o que há em comum entre as artes plásticas e a gastronomia. Para a chef, tanto o consumidor de uma, quanto o de outra busca pela experiência que o impressione, mexa com os sentidos e percepções. O artista e o cozinheiro trabalham justamente para satisfazer esta necessidade.

Após os estudos e novamente no Brasil, foi convidada para trabalhar em uma casa de tapas, o estabelecimento ficou conhecido, posteriormente, como ¡Venga!. Lá, realizou consultorias voltadas para a culinária espanhola. Em 2008 conheceu o Joca Mesquita, que se tornou seu parceiro em inúmeros trabalhos, incluindo a Aguce Gastronomia, que traz a proposta de prestar consultorias, curadorias e eventos, e o recente projeto Olhar Saudável.

Paralelamente a isso, Ciça também passou a integrar o Ecochefs, do Instituto Maniva, que valoriza uma alimentação sustentável e saudável, respeitando a cadeia alimentar do campo, e a dar aulas nos cursos de Cozinha Brasileira, Italiana, Europeia e História da Gastronomia, na faculdade IBMR.

Atualmente, é apresentadora do “À Moda da Casa”, série do Canal Cine Brasil TV, que realiza um intercâmbio cultural e gastronômico na casa de famílias de diversas origens. Aliás, dentre os pratos que mais gosta, ela adorou conhecer o fatté libanês feito pela família Eluf, que pode ser conferido aqui – trailer do episódio do programa. A feijoada e a bagna caoda italiana também é um prato cheio de história e sabor que adora fazer.

Em meio à correria, quando descansa, a melhor maneira de curtir este momento é preparar relaxadamente os mimos para a família e amigos ou viajar, experimentando as comidas locais. “Fazemos mil perguntas nos restaurantes, feiras e mercados, compramos livros e, se possível, compramos ingredientes locais para irmos para a cozinha reproduzir o que aprendemos. Essas são minhas férias ideais”, afirma.

*Neste ano de 2018, Ciça Roxo viveu a experiência de desfilar pela União da Ilha, durante o Carnaval. A escola de samba da Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, trouxe para a avenida os diversos sabores da culinária brasileira, com o enredo “Brasil bom de boca”, do carnavalesco Severo Luzardo. Para contar esta história, a agremiação teve a participação de diversos chefs da gastronomia, entre eles, Ciça, que veio no quarto carro alegórico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: