Chefs na Feira: evento une gastronomia e produção orgânica em feira da Zona Sul do Rio

O projeto Olhar Saudável levará chefs de cozinha para elaborarem pratos com os alimentos orgânicos vendidos na feira do Jardim Botânico, que integra o Circuito Carioca de Feiras Orgânicas

 No próximo sábado, dia 21 de abril, a feira do Jardim Botânico, que integra o Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, receberá o evento Chefs na Feira, a partir das 10h às 13h. Esta é uma iniciativa do projeto Olhar Saudável, em parceria com a Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (ABIO).

 Com a finalidade de evidenciar a importância dos alimentos orgânicos e de como esses produtos aguçam o paladar de maneira diferenciada da que a população está acostumada, os chefs Joca Mesquita, Ciça Roxo, idealizadores do Olhar Saudável, e convidados irão elaborar, durante a realização da feira, pratos com os produtos vendidos no local. Esta é também uma maneira de contribuir com a saúde, o meio ambiente, fortalecendo o trabalho tão nobre dos agricultores familiares do Rio de Janeiro.

 O trabalho dos produtores orgânicos do estado

 A história dos produtores de alimentos orgânicos, no Rio de Janeiro, é cheia de coragem, pois esta não é uma tarefa muito fácil. Com desafios, ela é feita por gente que leva o trabalho com seriedade e ética, para que o resultado seja a satisfação dos consumidores das diversas feiras livres que funcionam na Zona Sul, e em outros lugares da cidade, por meio do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas.

 Com a proposta de vender alimentos sem aditivos, é possível encontrar nas barracas do circuito uma variedade impressionante de orgânicos: desde hortaliças, até queijos – com sabores irresistíveis, afinal, são comidas reais, sem a adição de essências que enganam o paladar da população.

 A preocupação em levar a cultura do consumo saudável reflete no reconhecimento do público que frequenta as feiras orgânicas. De acordo com os feirantes, pessoas em tratamento de doenças, como o câncer, mães, chefs de cozinha, entre outros, fazem questão de levar os produtos das feiras orgânicas, por saberem que ali encontrarão a garantia de alimentos puros e livres de substâncias nocivas, comumente utilizadas nos cultivos tradicionais.

Para que esses produtos cheguem às feiras de Ipanema, Leblon, Glória e Jardim Botânico, por exemplo, diversas famílias trabalham unidas no plantio, na colheita e na venda deles. São os pequenos agricultores, que tiram dessas atividades seus sustentos. Por trás dos alimentos, estão os desafios nas condições de trabalho, o esgotamento físico e a paixão em viver a cultura da roça, preservando o ambiente, por meio de ações que não agridam as áreas rurais, e levar um pouco dessa realidade para os consumidores.

 Serviço

Olhar Saudável apresenta o evento ‘Chefs na Feira’

Degustação de comidinhas com os produtos orgânicos feitos pelos Chefs Ciça Roxo e Joca Mesquita ao som do Trio Rapina.

Data: Dia 21 de abril de 2018, das 10h às 13h.

Endereço: Feira Orgânica do Jardim Botânico | ao lado da Paróquia São José da Lagoa. Av. Borges de Medeiros, 2735.

Entrada: gratuita.

 Chefs na Feira - Convite
Anúncios

2 comentários em “Chefs na Feira: evento une gastronomia e produção orgânica em feira da Zona Sul do Rio

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: