Fotografia que vem de berço

30624454_10160361053700051_5891014380560056320_n
Imagem Facebook / Simone Carrocino

Simone Carrocino, participante do workshop Olhar Saudável, conta sobre a sua experiência no projeto e a reaproximação com a fotografia, fortalecida também pela vivência

Após as etapas iniciais, o Olhar Saudável segue, a pleno vapor, na produção do livro, homônimo ao projeto, que contará a história do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, coordenado pela ABIO, em parceria com a SMDEI. Alguns dos registros realizados pelos participantes do curso de fotografia de gastronomia complementarão a narrativa da publicação, evidenciando o dia a dia do produtor familiar, dos feirantes e dos chefs de cozinha. Por isso, não poderíamos deixar de fazer matérias especiais sobre a trajetória dos 11 fotógrafos que são muito importantes para essa iniciativa.

Como vocês sabem, aqueles que acompanharam o workshop, ministrado pelo fotojornalista incrível, o Berg Silva, foram selecionados a partir de um concurso promovido pelo projeto e a Simone Carrocino está entre os que garantiram a vaga para essa vivência. A carioca viu no Olhar Saudável a oportunidade de enriquecer, ainda mais, as suas experiências na cultura alimentar e na fotografia.

A Simone teve contato com a fotografia ainda na infância, por essa ser uma atividade familiar. Seu pai sempre foi um fotógrafo amador dedicado e a inseriu neste mundo, quando a presentou, durante a adolescência, com a sua primeira máquina – uma SLR, ainda analógica. Ela mesma se apresenta como uma fotógrafa amadora autodidata.

É que, na verdade, a Simone é cozinheira profissional e a fotografia era um hobby que a acompanhava, sempre em paralelo. Profissionalmente, atuou por 20 anos na área corporativa e há dois decidiu romper com esse estilo de vida, para ingressar noutro, mais saudável, que tem mais a ver com a sua filosofia.

Nessa escolha, ela aproximou-se da cultura dos orgânicos, pois começou a trabalhar com a promoção de uma alimentação boa e limpa, a permaculinária, e das lentes, que se tornaram instrumento poderoso na divulgação da causa.

“Eu trabalhava em uma multinacional e levava uma vida que visava apenas o meu sustento. A transição que realizei foi para uma vida com propósito. Eu trabalho com alimentação, sou cozinheira profissional, o que faço, hoje, é produzir antepastos, conservas e promover vivências. A fotografia, pra mim, é um instrumento usado para a divulgação deste estilo de vida.” Conta.

Simone explica que a permaculinária propõe um modelo mais justo e sustentável de produção e consumo de alimentos, por meio das escolhas no dia a dia, e está alinhada com os conceitos da permacultura, que visa a criação de uma cultura que garanta a permanência da nossa espécie na Terra. Atualmente, tem um pequeno empreendimento, a Da Si Permaculinária, que segue como co-criação de pessoas que buscam a reconexão com o alimento e a natureza.

“Produzimos alimentos com ingredientes orgânicos e agroecológicos, valorizando o pequeno produtor. Além disso, facilito vivências, nas quais acompanhamos todo o caminho do alimento, desde o plantio na horta à colheita, as escolhas dos alimentos respeitando sua sazonalidade, o preparo do alimento, a refeição em comunidade.” Comenta.

Para ela, o projeto Olhar Saudável fortalece o seu resgate com a fotografia e o alimento, iniciado antes dessa experiência, com suas mudanças relacionadas à percepção de vida. De acordo com suas impressões, a iniciativa evidencia o movimento de valorização do pequeno agricultor de forma positiva, por meio de registros e cheios de significado.

“Ter sido selecionada e participado do projeto Olhar Saudável foi um daqueles encontros de propósito que só multiplicam! A vivência reforçou o sentimento de que estou no caminho certo e de que encontrei meu propósito no mundo. Ajudar a promover uma alimentação saudável, sem veneno, produzida de uma forma justa, por meio de lindas imagens tem sido uma experiência valiosíssima e sou muito grata por poder compartilhar o meu Olhar Saudável com o mundo!”. Encerra.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: