Conhecer a cultura dos orgânicos trouxe novas perspectivas para Vanessa Ferreira

Vanessa Ferreira
Vanessa Ferreira / Arquivo pessoal

A fotógrafa fala sobre a oportunidade de expandir o conhecimento a respeito da alimentação orgânica, por meio do workshop Olhar Saudável

Vanessa Ferreira é uma das fotógrafas do workshop Olhar Saudável e, ao lado dos outros 8 participantes que chegaram até o final do projeto, ela pôde conferir o dia a dia em algumas feiras orgânicas da cidade e conhecer o Espaço Maranguape, no CADEG. O curso foi também uma troca de experiência entre os colegas e o mestre Berg Silva. Segundo ela, a vivência e o network contribuíram para a riqueza da iniciativa, promovida pelo projeto homônimo.

A Vanessa deu seus primeiros passos na fotografia, quando ainda estava estudando publicidade e propaganda, na Facha. Seu interesse foi tanto por essa outra possibilidade, que fez uma pausa na vida universitária, para aprender mais sobre essa arte, com o fotógrafo Ivan Lima, no curso “Fotoriografia”.

Após esse primeiro contato, ela optou por retornar à faculdade e concluir a graduação na área de comunicação. Além disso, realizou cursos em design, o que lhe trouxe o domínio para trabalhar com imagens. De acordo com Vanessa, todo o aprendizado foi fundamental para adquirir uma bagagem que a levaria para o lado profissional da fotografia, o que aconteceu quando se tornou editora e coordenadora fotográfica da Revista da Lapa, de segmento cultural, com publicações realizadas nos anos de 2010 e 2011.

“Ao trabalhar com a revista, eu dirigia os fotógrafos. Dessa maneira, comecei a ter o contato com a fotografia editorial e achei bem interessante. A partir daí, eu fui vivendo experiências e voltei a trabalhar com fotografia. Larguei meu trabalho e segui pela área e hoje fotografo de tudo.” Comenta Vanessa.

Atualmente, a profissional trabalha com fotografia familiar e fotografia de negócios, que engloba o registro de produtos em geral e gastronomia. Segundo ela, a atuação rendeu alguns clientes de restaurante e de hotel, logo teve a chance de produzir materiais com pratos, ampliando sua experiência como fotógrafa, chegando até à área alimentar.

Já a inserção na cultura orgânica ainda não tinha acontecido até ser selecionada para o Olhar Saudável. Para Vanessa, o curso mostrou um mundo da gastronomia que não conhecia, mudando o seu olhar sobre a conscientização alimentar, meio ambiente e agricultura familiar. Além disso, ela ressalta a importância do network com pessoas da área fotográfica.

Eu achei a iniciativa do Olhar Saudável bem inovadora e moderna, aborda uma questão bem atual, que é a nossa alimentação e nossos problemas de saúde decorrentes da adição de agrotóxicos em produtos que consumimos. Essas são questões que estão em pauta no mundo atual e globalizado. Nós temos que cuidar do que comemos e valorizar os trabalhadores da roça. Esse projeto veio para trazer mais visibilidade para a produção orgânica e fortalecer esses produtores. É um trabalho de doação, de amor e de acreditar que nós podemos ser melhores.” Encerra Vanessa.

 

 

 

 

 

*O trabalho da Vanessa Ferreira pode ser conferido no Instagram: @pic2b.foto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: