A parceira Ro Gouvêa conta sobre a sua história profissional na gastronomia

Ro Gouvêa / Foto de Augusto Fontes
Chef Ro Gouvêa / Foto de Augusto Fontes – Olhar Saudável

A consultora e chef de cozinha foi uma das convidadas para algumas ações promovidas pelo Olhar Saudável

O Olhar Saudável contou com a presença incrível da Ro Gouvêa, que é consultora, chef de cozinha e professora de gastronomia. A profissional colaborou com algumas ideias e botou a mão na massa, literalmente, em workshop e evento promovido pela iniciativa, o ‘Chefs Na Feira’.

Ro é uma profissional conceituada e, consequentemente, conhecida na gastronomia. São 25 anos de experiência na área. Docente qualificada com Certificação Internacional da École de Hôtelière de Lausanne (Suíça), por nove anos foi coordenadora de pós-graduação em Gestão de Restaurantes e Docentes, nas universidades Estácio de Sá e IBMR.

Ela também ministrou aulas de gastronomia no SENAC Rio; na Unisuam; na Universidade Estácio de Sá; na UNESA, com Certificação Internacional Alain Ducasse Formation; no IBMR, com Certificação Internacional de Kendall College e Certificação Internacional de Glion. No SEBRAE atua em capacitação e consultoria técnica para restaurantes e hotéis. Atualmente, é consultora e palestrante em gastronomia e mercado no SEBRAE/RJ e SEBRAE/SE.

O caminho de Ro Gouvêa pela área gastronômica se iniciou de maneira despretensiosa. Foi cozinhando para amigos,  que recebeu a primeira proposta profissional. “Um dia recebi uma ligação de duas amigas, me convidando para trabalhar com elas, pois tinham três cafés/bistrôs e estavam precisando de alguém que tocasse alguns projetos. Conversamos e saímos sócias em dois projetos. Dessa maneira, começou o Domitila Café, no Museu do Primeiro Reinado, com a querida Sonia Tolipan.”

Nos trabalhos desenvolvidos como consultora, para a criação de cardápios, Ro revela que sempre pensa de forma fragmentada, no “tipo” de prato que gostaria: imagina o que mais se aproxima dele e faz uma adaptação de sabores, cores e texturas.  Quanto ao gênero culinário, prefere releituras.

“Eu adoro as releituras. Quando não se abre mão do clássico, mas o enriquece com olhar criativo. Adoro as cozinhas regionais brasileiras com suas riquezas, a cada viagem pelo Brasil volto com mil novidades na cabeça”, afirma Ro Gouvêa.

Entre as parcerias que se destacam em sua trajetória, estão a sua primeira sócia e grande amiga, Ana Gonçalves; Sonia Tolipan, Claude Lapeyre, Rodolfo Bottino e a Ciça Roxo, uma das idealizadoras do projeto Olhar Saudável. “Com a Ciça, temos projetos fantásticos, ela é uma profissional criativa, inteligente e de uma delicadeza única”.  

Ciça, aliás, é uma das profissionais que contribuiu para a troca de experiências em relação à cultura dos orgânicos. Ro, embora não tenha trabalhado diretamente com esta área, obteve contato com pequenos produtores, por meio de algumas ações elaboradas pelo Sebrae. Agora, com as vivências compartilhadas no Olhar Saudável e em trabalhos desenvolvidos por Teresa Corção, presidente do Instituto Maniva, ficou ainda mais próxima.

 “O Olhar Saudável é sensacional. Possui uma visão muito afinada sobre a relação com os pequenos produtores e um incentivo ao consumo de uma alimentação mais saudável de forma natural, com receitas simples, fortalecendo uma ligação direta do campo com a mesa”, encerra Ro.

Chefs Ro Gouvêa e Ciça Roxo / Foto de Ana Carvalho
Chefs Ro Gouvêa (esq.) e Ciça Roxo (dir.) / Foto de Ana Carvalho – Olhar Saudável

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: