Joca Mesquita integra equipe de treinadores das  Competições Senac de Educação Profissional

Feira JB - Berg [7]
Foto de Berg Silva / Olhar Saudável

O chef do Olhar Saudável é o técnico no setor de cozinha e representa o Rio de Janeiro

Com a finalidade de revelar talentos, fomentar o intercâmbio de conhecimentos nacional e internacionalmente, além de fortalecer a disseminação de técnicas utilizadas por docentes e alunos do Senac RJ, a instituição, após participar de quatro edições da Olimpíada do Conhecimento, em parceria com o Senai, realiza, neste ano de 2018, a segunda edição das “Competições Senac de Educação Profissional”, disputa voltada para setores relacionados ao comércio.

As competições do Senac RJ são realizadas em  duas categorias, são elas, Cabeleireiro e Cozinha, este último tem o chef Joca Mesquita, um dos idealizadores do projeto Olhar Saudável, como treinador. As disputas também são processos preparatórios para a WorldSkills, um dos campeonatos mundiais mais importantes de educação profissional, que acontecerá em 2019, na Rússia.

“A competição do Senac tem uma representação gigantesca e agora, pela primeira vez, o Rio está participando por meio direto da instituição. Eu fui convidado pelo Senac Rio para ser o treinador do competidor selecionado. A disputa também é uma preparação para a WorldSkills, a maior competição de âmbito profissionalizante para jovens, no mundo. Ela acontece de dois em dois anos, em 2017, foi realizada em Dubai, nos Emirados Árabes. No ano que vem, Kazan, na Rússia, será a nova casa dos competidores.” Comenta Joca Mesquita.

De acordo com o chef, as “Competições Senac de Educação Profissional” são de alta performance, ou seja, são rigorosas na seleção dos concorrentes. As atividades têm duração de quatro horas e acontecem durante quatro dias. Para obter excelentes resultados na disputa, o chef treina o competidor que representará o Rio de Janeiro na etapa nacional oito horas por dia, de segunda a sexta.

“Nós estamos neste processo desde março deste ano, treinando sem parar. O Rio começou com dois competidores com potenciais: o Gabriel Ronda e a Laíse Lopes. Eles passaram por uma peneira de 80 candidatos e também fizeram uma prova prática. Eu os levei até um mês e meio atrás, quando participaram de uma nova competição, na qual a Laíse foi selecionada. Agora é ela quem eu estou preparando para a competição nacional, a gente mantém a rotina de treinamento semanal, das 9 às 18 horas”. Explica o chef.

Esta é a primeira vez que Joca Mesquita participa de um campeonato como técnico. Apesar de ter experiência como professor do Senac RJ – o gastrônomo deu aula de Cozinha na instituição – e ser formado em licenciatura pela PUC, este é um novo desafio em sua vida profissional e o saldo tem sido positivo. Para ele, ser pai de dois filhos também facilita na relação treinador e competidor, em especial quando o concorrente é um jovem.

A etapa nacional das competições do Senac está prevista para ser realizada durante o mês de novembro, em Vitória, no Espírito Santo. Além do Rio de Janeiro, estados como Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Brasília, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul também enviarão seus representantes para o evento.

Joca Mesquita em destaque
Chef Joca Mesquita. Foto Divulgação.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: