Projeto Olhar Saudável lança livro sobre as feiras orgânicas do Rio de Janeiro, no dia 29/11

Convite Lançamento do Livro Olhar Saudável

A publicação reúne fotos e depoimentos de diversos profissionais sobre a importância da produção orgânica para a sociedade

Será lançado no dia 29 de novembro, às 19h, o livro Olhar Saudável – O Rio Saudável e Sustentável no Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, na livraria Argumento, no Leblon. A publicação, homônima ao projeto idealizado pelos chefs e consultores de gastronomia Joca Mesquita e Ciça Roxo, retrata a trajetória da produção e o consumo de alimentos orgânicos, passando pela distribuição e venda nas feiras promovidas pela Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (ABIO), integrantes do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas.

Para Joca e Ciça é fundamental evidenciar como funciona a produção orgânica no estado, por meio do projeto. “O livro é também uma forma de documentação para futuras pesquisas a respeito da agricultura orgânica do Rio de Janeiro”, frisa Ciça Roxo.

Os chefs ressaltam a importância da valorização dos pequenos produtores, que em meio aos desafios, oferecem produtos de qualidade diferenciada. A iniciativa também incentiva as parcerias entre gastrônomos e agricultores orgânicos, a fim de proporcionar pratos saudáveis aos consumidores e contribuir para uma vida mais sustentável.

“Poucos chefs expoentes levantam a bandeira da agricultura familiar local – do campo à mesa. Atuando em restaurantes, percebo o distanciamento dos clientes em relação ao que está sendo consumido. É importante a soberania do público com o seu alimento, entender os bastidores, por trás do prato, o que se está comendo e ter o poder de escolha.” Afirma Joca Mesquita.

Com organização e textos da produtora executiva do projeto, Carol Graciosa, e com o prefácio de Teresa Corção, presidente do Instituto Maniva, o livro reúne depoimentos de produtores familiares, feirantes, chefs e parceiros do Olhar Saudável, que destacam suas atuações em relação à produção orgânica. Entre eles está o de Cristina Ribeiro, coordenadora executiva da ABIO. A profissional traz dados sobre o Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, desde a sua criação, e evidencia o papel das feiras na sociedade.

“A ABIO defende a agricultura orgânica de base agroecológica e o Circuito Carioca foi um renascer para este tipo de atividade no Rio de Janeiro. A feira é o melhor espaço para a transformação do ponto de vista das relações sociais sobre a produção dos orgânicos. Muitos dos feirantes também são agricultores, então ali é um ambiente não só de compra e venda, como também de educação e formação do consumidor e do produtor.” Explica Cristina.

Produtores familiares, como os integrantes da Associação de Agricultores Orgânicos do Rio da Prata (Agroprata), também são mencionados na publicação. Rita Caseiro, agricultora e diretora da Associação, uma das maiores produtoras de caqui do estado, conta sobre a rica história por trás dos sítios do Parque Estadual da Pedra Branca, localidade reconhecida como comunidade remanescente de quilombolas.

“A Agroprata é a primeira associação de agricultores orgânicos do município do Rio de Janeiro. Aqui já se nasce produtor. A nossa família tem um histórico de aproximadamente 300 anos nessa região. A minha avó nasceu dez anos após a abolição da escravatura. A rotina nos sítios é pesada e a colheita nos caquizeiros é arriscada, já que alguns deles estão a 700 metros acima do nível do mar. Os consumidores não fazem ideia de todo trabalho e sacrifício realizado por estes profissionais para que os produtos cheguem até eles.” Conta Rita.

Os registros fotográficos escolhidos para a obra foram supervisionados pelo premiado fotojornalista Berg Silva, sendo alguns de sua autoria e outros de autoria dos integrantes do coletivo de fotógrafos do projeto.

O Olhar Saudável visa promover a sustentabilidade, o consumo consciente e a produção de orgânicos no Rio de Janeiro, além de valorizar e divulgar o trabalho dos agricultores familiares e da fotografia especializada em gastronomia. A iniciativa é patrocinada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Mercer Brasil e PROOCEANO, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, e tem como parceiros a Aguce Gastronomia e a ABIO. O Instituto Maniva será o grande beneficiado, recebendo como doação todo o valor da renda obtida com a venda dos livros.

SERVIÇO:

Lançamento Olhar Saudável – O Rio Saudável e Sustentável no Circuito Carioca de Feiras Orgânicas

Data: 29 de novembro de 2018

Local: Livraria Argumento

Endereço: Rua Dias Ferreira, 417 – Leblon, Rio de Janeiro

Horário: 19h

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: