Para além do consumo: o alimento saudável, sustentável e como ferramenta de cultura é uma das propostas da chef Teresa Corção

Teresa-Corçao - Divulgação [4]
Chef Teresa Corção / Divulgação

Defensora do movimento Slow Food, a idealizadora do Instituto Maniva engaja diversos profissionais para fortalecer o trabalho de produtores orgânicos e agroecológicos

A entrada de Teresa Corção para o movimento Slow Food trouxe importante transformação para a sua carreira profissional. Convidada para conhecer a premiação Slow Food Award, em Portugal, em 2001, Teresa se tornou ativa nesta corrente, que defende o alimento saudável e a comercialização mais justa para os produtores orgânicos e agroecológicos. O ativismo proporcionou à chef outro olhar para a gastronomia, mais consciente e politizado sobre a cultura alimentar.

O alimento tornou-se o ponto central e os produtores valorizados, por serem eles a ponte para que o consumidor tenha acesso a um produto limpo, carregado de história. Sua experiência, no ano seguinte, em 2002, durante um festival gastronômico realizado em Pernambuco, trouxe perspectivas para uma atuação mais profunda em prol da agricultura familiar e da gastronomia mais humanizada. A chef percebeu que dos ingredientes brasileiros disponibilizados para elaboração de um prato, muitos eram derivados da mandioca e desconhecidos por ela. Isso a impulsionou para concretizar o projeto que se tornaria futuramente o Instituto Maniva.

“O Instituto Maniva nasceu do Slow Food Rio de Janeiro. Ao conhecer premiação Slow Food Award, eu me dei conta de como estava míope em relação à extensão da minha profissão de cozinheira profissional, de como eu não percebia a cadeia alimentar. Também me dei conta da alienação dos chefs em relação às suas identidades gastronômicas, que têm a ver com a biodiversidade e cultura alimentar dos seus locais de origem. Daí nasceu a primeria ação do Instituto, um programa, a oficina de tapioca, que durou 10 anos e atingiu 3.000 crianças em uma escola pública no Rio e em outras espalhadas pelo Brasil e até no Uruguai.” Conta Teresa.

Idealizadora do Instituto, ao lado de Margarida Nogueira, e presidente do Maniva, Teresa Corção desenvolve diversas ações fundamentadas na ecogastronomia, além de projetar o alimento como cultura e um meio de conservação das tradições locais. O Instituto conta com diversos profissionais engajados, entre eles, chefs conhecidos e conceituados na área gastronômica, que integram a rede de Ecochefs, são eles: Ana Ribeiro, Ciça Roxo, Claude Troisgros, Claudia Vasconcellos, Flávia Quaresma, Frederic de Maeyer, Marcelo Scofano, Osvaldo Gorski, Roberta Ciasca, Rafael Costa e Silva, Romano Fontanive.

Para Teresa, a alimentação saudável só é sustentável se ela estiver vinculada ao meio ambiente onde é consumida. Por isso, defende a união entre a produção e o consumo. Para os gastrônomos fortalecerem os agricultores e pescadores familiares, devem fazer a compra de alimentos de forma direta com esses produtores, ajudando na valorização e sobrevivência desses trabalhadores. “Isso é da terra ao campo e não somente fazer pratos com legumes, verduras e frutas plantados no quintal de restaurantes. A biodiversidade alimentar, por outro lado, só sobrevive se consumida. Daí a importância de se manter as receitas regionais, além delas manterem os vínculos afetivos entre as gerações.” Afirma a chef.

Além de diversas participações em eventos e em programas da televisão como “MasterChef” e “Bagunça na Cozinha”, a presidente realiza, com o Maniva, projetos audiovisuais, como “O Professor de Farinha”, no qual registra a produção de farinha d’água, no Pará,  tendo como personagem central Benedito Batista da Silva, “Seu Bené”, ações ligados ao CONSEA Nacional (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) e a CPOrg-RJ (Comissão de Produção Orgânica). Teresa também é responsável pelo prefácio do livro “Olhar Saudável – O Rio Saudável e Sustentável no Circuito Carioca de Feiras Orgânicas”, as vendas da publicação serão revertidas para o Instituto.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: