E-book em quadrinhos ensina a produzir alimentos com técnicas agroflorestais

1_RsRlsDwOJTjGgaAHw-6XPQ

De forma prática, o manual aborda métodos ancestrais de cultivo inspirados na interação das biodiversidades presentes em florestas, como a Mata Atlântica

Do blog Bora Permaculturar surgiu a iniciativa para a produção do e-book “Agrofloresta em quadrinhos”, um manual produzido pela dupla João Lotufo e César Trevelin destinado às pessoas que desejam colocar a mão na terra e produzir de forma agroecológica. O material ensina, de maneira leve e prática, métodos da agrofloresta: técnicas ancestrais de cultivo de alimentos que respeitam a interação da biodiversidade e da fauna presentes em florestas, como a Mata Atlântica.

Lançado este ano, a publicação virtual chega para o público em um momento de desafios enfrentados na produção orgânica do país. Remando contra a maré, fortalecendo e trazendo mais autonomia para produtores familiares, o manual desmistifica a complexidade das informações a cerca da ecofisiologia das espécies vegetais.

Ao observar o comportamento das plantas e suas peculiaridades, aliadas às técnicas de cultivo, o “Agrofloresta em Quadrinhos” mostra que produzir alimentos em uma floresta é possível, sem impactar o meio ambiente. Ao contrário disso, este tipo de sistema fornece proteção eficaz contra a erosão do solo, preserva recursos ambientais e recupera áreas anteriormente degradadas.

O material pode ser baixado, na íntegra, na biblioteca do Instituto Maniva.

 

*Matéria replicada da manivanet.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: