O Projeto

O projeto Olhar Saudável visa promover a sustentabilidade, o consumo consciente e a produção de orgânicos na Cidade do Rio de Janeiro, além de valorizar e divulgar o trabalho dos agricultores familiares e estimular a arte da fotografia especializada em gastronomia.

O Rio de Janeiro vem desenvolvendo, há mais de 10 anos, um trabalho inovador de fortalecimento da agricultura familiar saudável e sustentável. A publicação ilustrada, principal produto cultural do projeto, vem contar a história do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, dos seus atores e da criatividade carioca, com relatos e fotos que valorizam o trabalho dos envolvidos e promovem a arte de fotografar gastronomia.

O Circuito Carioca de Feiras Orgânicas é fruto de parceria entre organizações da sociedade civil e da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da SMEDEI (Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação), que permanece em diálogo democrático com outros grupos ligados à agroecologia e trabalha pela ampliação do Circuito. O Circuito Carioca agrega produtores e comerciantes de alimentos orgânicos (livres de agrotóxicos) com o objetivo de ofertá-los à população de maneira direta e por valores mais acessíveis. Atualmente, quatro organizações são responsáveis pelo Circuito, que envolve 20 feiras orgânicas (o número está sempre sendo atualizado).

  1. ABIO – Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro;
  2. ESSÊNCIA VITAL;
  3. AS-PTA (Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa);
  4. AULA – Associação Universitária Latino Americana, que coordena a feira da Ilha do Governador.

O principal produto cultural do projeto é uma publicação que vai retratar 3 feiras coordenadas pela ABIO, por serem as mais expressivas. Um fotógrafo de renome, especializado em gastronomia, ministrará um workshop com cerca de 12 pupilos selecionados. O grupo fará uma aula intensiva em estúdio gastronômico e aulas práticas em três feiras diferentes, após assistir uma palestra sobre o projeto.

O grupo fará uma imersão no estilo e técnica do fotógrafo-mestre, escolhendo uma característica da feira ou um produtor (muitas vezes os feirantes são os próprios produtores). A última etapa do curso será a cobertura de um evento no qual haverá um chef cozinhando com produtos locais, em uma das feiras. Todos os alunos farão fotos interpretando o prato preparado pelo chef. O ensaio será publicado em um livro com capítulos dedicados a cada feira representada. Outros capítulos serão dedicados ao significado do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, sua história e interação com a cidade do Rio de Janeiro.

O valor arrecadado com a venda dos livros será destinado ao Instituto Maniva, para que seja investido em projetos para o fortalecimento da agricultura orgânica familiar.

vale do sol_9261
Foto de Berg Silva
Anúncios

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑